As contrações de treinamento, também conhecidas como contrações de Braxton Hicks, são como preparo para o parto. Ao contrário das contrações do trabalho de parto, as de treinamento não indicam o início do trabalho de parto.
Pelo contrário, são consideradas uma espécie de “treinamento” do útero para o grande dia. Elas podem começar a aparecer no segundo trimestre, mas são mais perceptíveis no terceiro. São como pequenos lembretes de que seus músculos uterinos estão se preparando para o nascimento do bebê. À medida que a gravidez avança, o útero realiza “exercícios”, contraindo-se e relaxando-se.
Como identificar?
As contrações de treinamento são irregulares e não seguem um padrão consistente. E são menos intensas do que as contrações de trabalho de parto. Podem ser aliviadas com a mudança de posição, a duração de até 30 segundos.
Quando devo procurar auxílio médico?
Embora as contrações de treinamento sejam normais, em algumas situações, é necessária a ajuda médica:
- Aumento na frequência ou intensidade
- Dor persistente: se a dor persistir após tentar as medidas de alívio, é a hora de procurar ajuda.
- Sinais de trabalho de parto precoce: é recomendável consultar o médico se notar outros sinais de trabalho de parto precoce, quando as contrações ficam ritmadas, em intervalos curtos, em como aumento da pressão pélvica ou sangramento vaginal.
Caso você apresente fortes dores e outras alterações, procure uma avaliação.